terça-feira, 2 de outubro de 2007

O vício da leitura



Ler pode ser viciante. A base que sustenta esse comportamento- chamemos-lhe aditivo- é a mesma que nos leva a jogar "só mais uma partida" de paciência às tantas da manhã, em frente ao computador, quando o sono nos vence e o despertador madrugador nos faz espera; é a mesma que nos leva a deixar passar a estação de metro onde tínhamos que sair porque o maldito Sudoku nos entreve de tal maneira que não ouvimos o som das portas a abrir e a fechar.

Gosto de ler- assumo à boa maneira de um Miguel Esteves Cardoso (e o que importa não é assumir?). E leio tudo: livros, revistas, jornais, listas telefónicas, menus de restaurantes, outdoors publicitários, avisos, graffitys, letras de músicas: enfim- tudo.

E tenho até uma relação peculiar com as letras: não gosto de pontos de exclamação e reticências, gosto de pontos e vírgulas, gosto de sons palatares e não aguento a palavra "à rasca". Morro a rir com os "prontos" e o uso da segunda pessoa do plural em vez do emprego da segunda pessoa do singular (Pussy, filho, ouvistes?).

Ler pode ser viciante tanto quanto é- para mim- um vício. A escrita vem por acréscimo para tentar apanhar o comboio. Juntam-se a nós?

5 comentários:

Bolacha Maria disse...

Sem dúvida! Adoro ler! A melhor companhia no comboio até chegar ao trabalho (não me resta muito tempo paa além deste..snif..)

Afgane disse...

Olá cá estou eu de visita.
Ler para mim é mais do que um passatempo é uma necessidade. Tudo o que sou e o que sei devo-o em grande parte aos livros. Neste momento leio 2 "O Breviário do Cavaleiro" e "Dicionário Templário". Coisas de que gosto como este blog.
Beijos

Catarina disse...

Ler, ler, ler!! Gosto sim...Só não gosto de me esquecer tão rapidamente do q leio...

A propósito, li anteontem um compromisso de amor informal no meu mail, "portanto", dirigido a mim e de um "rom rom oriental"...

"Digamos" que fiquei "à rasca" e pensei cá para comigo "o que fostes ler, miúda"!!!

ok...era só para te entreteres com mais uma leitura!!!

Maga disse...

agora que fumo tabaco de enrolar, ler é o meu mais dispendioso vício. chego mesmo mesmo a ter de me forçar a pôr o livro de lado a ver se dura mais um bocadinho. é que há muito que percebi que não ganho para o que leio...

X disse...

A coltura não tem preço, amiga mMga!