quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A vida de Pi



Pi é um jovem que sobrevive a um naufrágio, conseguindo escapar para um bote salva vidas. Com ele estão uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Confusos?
Não estejam. A vida de Pi é um livro já com uns anitos, e que até ganhou o Man Booker Prize de 2001 se a memária não me falha.
É uma história de sobrevivência, mas eu que não sou lá grande fã do National Geographic, não vos ia vender uma história de sobrevivência qualquer!
A primeira parte do livro consiste na descrição da vida do jovem Pi na Índia, enquanto filho de um dono de um zoo. A partir do naufrágio, o livro leva uma volta de 180º, e a história foca-se na relação entre Pi e o Tigre Richard Parker. A história passa então a ser tão visceral e tão selvática, que parece que já não estamos a ler o mesmo livro. Há descrições pormenorizadas da vida a bordo do bote, do que Pi tem de fazer para beber, para comer, para não ser comido. E depois há a chegada de Pi e de Richard Parker a uma misteriosa ilha, que guarda um segredo mais horrendo do que a ilha do LOST (e menos chato, já agora).
A vida de Pi é um livro que choca. Diria até que não é para estomâgos mais sensíveis. Mas por incríve que pareça, e apesar de já o ter lido há uns bons anos, é daqueles livros de que ainda me lembro de quase todos os pormenores.
Já agora, vai ter adaptação cinematográfica, parece que pelo M. Night Shyamalan. Podíamos pedir melhor?

A vida de Pi
Autor: Yann Martel
Editora: Difel
Ano de edição: 2001
Preço (aproximado): 20 euros

1 comentário:

black abyssinian disse...

este despertou-me a curiosidade! não conhecia.
obrigada, amigo pussy por me ires fazer gastar mais dinheiro! :)